Cartório Eleitoral convoca para biometria


Para melhor atendimento dos eleitores, existe a opção do agendamento, que pode ser realizado por meio do site do TRE

O Cartório Eleitoral do município de Tietê, através do chefe de cartório Carlos Sergio de Oliveira, convoca todos os eleitores de Tietê e Jumirim para cadastramento biométrico.
De acordo com Oliveira, a biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008 para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, os cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor.
Ainda segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Tietê, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz o cadastramento biométrico gradativo (desde o ano de 2008) em todo o País. “Em Tietê e Jumirim, ainda não é obrigatório o cadastramento, mas aconselhamos que os eleitores façam o quanto antes para evitar filas quando o procedimento se tornar obrigatório”, orientou Oliveira.
A Justiça Eleitoral tem a meta de concluir a identificação de todos os eleitores pelas digitais até 2022 e a importância do cadastramento biométrico deve-se ao fato do referido cadastramento dar mais segurança ao cadastro eleitoral, evitando fraudes.
“Evita, também, que um eleitor vote no lugar de outro. Além do mais, foi aprovada recentemente a lei que cria o  Registro Civil Nacional (RCN). Tal registro utilizará os dados dos eleitores para criar um documento de identidade único do cidadão brasileiro”, explicou o chefe de cartório.
Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário que o eleitor compareça ao Cartório Eleitoral de Tietê, instalado na rua Lara Campos, 105, no Centro, munido de documento com foto e CPF e um comprovante de residência atual (todos documentos originais).
Para melhor atendimento dos eleitores, existe a opção do agendamento, que pode ser realizado por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, no endereço eletrônico tre-sp.jus.br.
Cartório Eleitoral de Tietê funciona de segunda a sexta, das 12 às 18 horas.