Diretor e servidores do Samae são sabatinados


Na ocasião, vereadores frisaram a importância da autarquia aprimorar, por exemplo, as informações sobre as constantes falta de água na cidade

A Sanefiz e a Ares-PCJ também prestaram esclarecimentos na oitiva

Em sessão ordinária realizada na terça, 19 de fevereiro, o plenário da Câmara Municipal de Tietê recebeu o diretor-superintendente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), José Roberto Dantas Bordenale, e servidores da autarquia, em atenção ao requerimento aprovado pelos vereadores para prestar esclarecimentos à população sobre os atuais problemas que a autarquia enfrenta em relação ao abastecimento, emissão e cobrança das contas, cadastros e troca de hidrômetros.
Na ocasião, os vereadores fizeram questionamentos aos servidores do Samae e, também, para a empresa Sanefiz, responsável pelo sistema de emissão de contas e das leituras dos hidrômetros do município.
Além da Sanefiz, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) também prestou informações referentes à fiscalização exercida em relação às autarquias de água da região.
Na oitiva, os vereadores frisaram a importância do Samae aprimorar o contato com a população, no sentido de melhorar as formas de prestar informações relacionadas à falta de água, deixando mais transparente os serviços prestados pela autarquia e facilitando, assim, o planejamento dos moradores da cidade quanto à previsão de falta de água, por exemplo.
Ainda foram questionados diversos pontos, como a cobrança de contas já pagas pelos consumidores, a emissão do demonstrativo de quitação anual de débitos junto à autarquia, os diversos buracos abertos no asfalto do município para manutenção da rede de água e esgoto e a demora para ajustar a massa asfáltica dessas vias, o que causa transtornos aos motoristas. Além desses temas, os edis questionaram a contínua falta de água em bairros da cidade em horário de pico e em dias de calor extremo.
A íntegra da sabatina está no site camaratiete.sp.gov.br.