Em Tietê, escola “Eleutério” celebra o Jubileu de Ouro


No sábado, 29 de setembro, houve a comemoração do cinquentenário da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) “Eleutério José Moreira”, no bairro Bonanza, em Tietê.
Na ocasião, ocorreu apresentação do coral da escola e execução do Hino Nacional e o Hino a Tietê. Na sequência, houve apresentações e atos cívicos, além da apresentação do uniforme oficial da escola na presença da vice-prefeita Ana Maria Madureira; da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Takakura; e do vereador Julio Cesar Coan.
Nas festividades do cinquentenário da escola “Eleutério”, profissionais que trabalharam na unidade de ensino foram homenageados, representando ex-gestores, ex-professores e ex-funcionários. Na oportunidade, eles foram chamados pela atual equipe da escola para receberem palavras de agradecimento e presente como símbolo de gratidão.
Segundo a diretora da “Eleutério”, Daniele Barlati Coan, não foram medidos esforços para relembrar e entrar em contato com as pessoas que trabalharam na unidade de ensino. Contudo, foi impossível encontrar todos. “Por estas cinco décadas, tivemos o prazer e a alegria de contar com a colaboração de inúmeros profissionais dedicados, que deram o melhor de si para nossos alunos e para nossa comunidade. Gostaríamos de homenagear todos estes profissionais que se doaram sem reservas e tornaram a ‘Eleutério’ o que ela é hoje, uma escola de qualidade, tradição e uma grande família!”, revelou a diretora.
Na sequência, teve apresentação da fanfarra com a participação de atuais e ex-alunos comandados pelo instrutor Jair. Eles prepararam uma apresentação em homenagem aos 50 anos da escola e desfilaram até o Centro da cidade, causando grande emoção na população.
Após a apresentação da fanfarra, a escola serviu bolo e uma farta mesa de frutas.
Encerramento das comemorações ocorreu com a exposição dos trabalhos dos alunos. “Foi um dia especial para nossa escola e isso nos remeteu há 50 anos, quando o Governo do Estado de São Paulo realizou a inauguração do então Grupo Escolar ‘Professor Eleutério José Moreira’, que antes era o Grupo Escolar da Bela Vista. Em 1968, graças aos esforços de professores, gestores e da comunidade, o Grupo Escolar da Bela Vista tornou-se o Grupo Escolar ‘Professor Eleutério José Moreira’ e gostaríamos de destacar aqui o empenho de uma grande professora, moradora do bairro, Beatriz Lucia Luzia Ghizzi, peça fundamental na nossa história. Receba os nossos agradecimentos”, destacou Daniele.
No encerramento, a direção da escola, em nome de toda a equipe, agradeceu os patrocinadores Leandro Cancian Piscinas, Manutenção e Limpeza, Regiane Decorações e Hortifrut Benassi, além dos alunos, familiares e população em geral pelos 50 anos de aprendizado, convívio, crescimento e amizade.
BIOGRAFIA – Vale lembrar que Eleutério José Moreira foi o primeiro professor a lecionar em Tietê. Ele também trabalhou na Câmara Municipal e era um defensor dos direitos. Idealista, naquela época, já lutava para mudar o sistema e sanar injustiças.