Idosos precisam de atenção redobrada no Verão


Justificativa é que, com os anos, o sistema nervoso central diminui ou deixa de enviar os estímulos responsáveis pela sensação de sede

Com a onda de calor que atinge o Brasil desde o fim de 2018, as sensações térmicas foram às alturas e fizeram boa parte da população buscar recursos para se proteger. Mesmo com todo o cuidado, quem mais sofre com as altas temperaturas são os idosos.
Com as alterações naturais ocasionadas pela idade, a atenção deve ser redobrada na hora de ajudar esse público a se refrescar.
De acordo com o cardiologista e professor de Medicina Luiz Antônio Bettini, a percepção de calor após determinada idade fica alterada, o corpo desidrata, não ocorre a sudorese e a temperatura corporal pode aumentar. “Com o tempo, os idosos perdem a adaptação ao calor devido a alterações dos pontos térmicos do corpo e, com isso, não percebem as grandes variações térmicas”, explicou Bettini.
Além disso, ainda segundo o cardiologista, o corpo passa a regular o estímulo da sede e, também, a necessidade de urinar de forma desregulada, o que causa risco maior de desidratação.
“Com o passar dos anos, o sistema nervoso central diminui ou deixa de enviar para o corpo os estímulos nervosos responsáveis pela sensação de sede e pelo controle da urina. Isso faz com que os idosos bebam pouca água, mesmo no Verão, e urinem com bastante frequência, podendo se desidratar sem sentir”, comentou Bettini.
Os idosos que sofrem com doenças como diabetes e hipertensão também precisam ficar atentos. Nos quadros de hipertensão, muitas vezes, a medicação pode influenciar no volume diurético, aumentando ainda mais a perda de líquidos. “É importante que os idosos que sofrem de tais doenças procurem seus médicos nesta época do ano para remanejar o tratamento. Vale alertar que não dá para ingerir as mesmas doses de diuréticos e insulina que usam durante o resto do ano”, explicou o profissional.
O médico cardiologista deu dicas para garantir um Verão mais saudável:
-Beba grande quantidade de água durante todo o dia, mesmo sem sede;
-Procure abrigo em lugares cobertos ou em áreas que possuam ar-condicionado;
-Vista-se com roupas leves e de cor clara;
-Evite atividades físicas ao ar livre na parte mais quente do dia (entre 10 e 16 horas);
-Use protetor solar diariamente e, ao sair no sol, use chapéu ou boné;
-Evite ingerir cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para a desidratação;
-Se sentir cansaço, náuseas, tonturas ou desenvolver dores de cabeça, saia imediatamente do sol e procure se abrigar em uma sombra ou outro local arejado e beba água.