O início da Choperia e Restaurante Cancian


Tradicional estabelecimento começou através de um pequeno armazém no final da rua Vila Nova, no bairro São Pedro, em Tietê

No passar dos anos, o local teve que ser ampliado devido à intensa procura dos clientes

Tudo começou a partir de um armazém no final da rua Vila Nova, no bairro São Pedro, em Tietê, e tornou-se uma das mais movimentadas choperias e restaurantes da região. Assim teve início a Choperia e Lanchonete Cancian que, neste ano, completou 27 anos, tendo à frente a anfitriã Cida Cancian e seu sócio Adnilson Mazzer Cancian e equipe.
Maria Aparecida Cancian Grigolon, simplesmente Cida Cancian, nasceu em 20 de outubro de 1958, em Tietê, e, desde menina, já acompanhava os pais Josué Cancian e Maria Broca Cancian na administração do armazém.
Hoje, está casada com Geraldo Ulisses Prezotto Grigolon (Gê) e tem os filhos Fernanda e Thiago Cancian Grigolon.
Nesta entrevista, a dinâmica Cida Cancian contou um pouco da história da Choperia e Restaurante Cancian, os desafios e o diferencial deste estabelecimento frequentado por clientes de Tietê e região.

NF – Você sempre trabalhou na área alimentícia? O que fazia antes de estar à frente da Choperia e Restaurante Cancian?
Cida Cancian – Sim! Cresci no armazém do meu pai Josué Cancian. Neste local, havia venda de insumos alimentícios, bebidas, utensílios e demais produtos. Sempre ajudei meu pai e minha mãe no comércio e foi assim que comecei a “tomar gosto” pelo negócio e amar o que faço hoje.

NF – Como surgiu a Choperia e Restaurante Cancian? O local era um armazém? Conte-nos sobre essa história.
Cida Cancian – Josué Cancian e seus oito irmãos são filhos dos italianos Antônio e Maria, que nasceram na cidade de Treviso, região do Vêneto, e vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor.
Ao chegarem ao País, encontraram diversas dificuldades, como desemprego, má infraestrutura, baixa renda, falta de alfabetização para os filhos, ausência de profissionais da saúde e de meios de locomoção. Aqui, o primogênito Josué ajudava seus pais nos serviços de casa e nas plantações. Logo cedo, teve que começar a realizar tarefas como aplicar injeção, fazer jacás, cortar cabelo para colaborar com o sustento da casa e ajudar a comunidade dos sítios.
Depois de ter seus dois primeiros filhos, mudou-se para a cidade, onde começou a produzir linguiça e comercializar comida e bebida, montando o armazém Cancian.
Josué e sua esposa Maria tiveram quatro filhos. Meu irmão Luiz Gonzaga e eu seguimos o caminho do nosso pai. Vi, no pequeno negócio, uma oportunidade para crescer profissionalmente.
Desde pequena, ficava no armazém com meus pais servindo aos clientes e ajudando no que fosse necessário. Aos 20 anos, comecei minha graduação em Administração de Empresas em Piracicaba e, nesses anos de estudo, trabalhei constantemente no empreendimento do meu pai.
Com ajuda de uma tia, do meu marido e do meu sócio, comecei a produzir pequenas quantidades de marmitex, além de pizzas e lanches, para vender aos clientes que frequentavam o armazém. Assim, em 1991, nasceu o MA Cancian & Cia. Ltda.
Passamos por diversas fases e dificuldades que foram superadas com muito trabalho e determinação. Atualmente, temos diversos ramos de negócio: restaurante, choperia, pizzaria, lanchonete e, também, refeições coletivas. Atendemos tanto clientes no estabelecimento quanto empresas em Tietê e região, por meio de refeições transportadas ou cozinha terceirizada.

NF – Quantas pessoas trabalham no estabelecimento? Quem são os funcionários mais antigos?
Cida Cancian – Hoje, nossa equipe é composta por 80 funcionários. Temos profissionais na área administrativa e na produção. Felizmente, contamos com ótimos colaboradores que estão conosco até hoje. Dentre muitos, citarei três: Francisca (produção – 25 anos), Zelinda (produção – 24 anos) e Isabel (produção – 18 anos). Tenho carinho especial por todos, pois, sem eles, a empresa não existiria.

NF – A que se deve o sucesso deste estabelecimento que conta com movimento constante de clientes?
Cida Cancian – São duas vertentes indispensáveis, o bom atendimento ao público e aos funcionários e a paciência na maioria das vezes. Bom atendimento faz total diferença! Conquistar a empatia do público permite que ele sempre volte. Estar presente na vida do funcionário também traz bom rendimento no trabalho. Para mim, o segredo é gerir pessoas e administrar o público. Nosso sucesso, sem dúvida, vem da tradição que construímos ao longo destes 27 anos, juntamente da união da família, da persistência no negócio e da presença diária dos proprietários.

NF – Quais são suas maiores dificuldades ao administrar uma choperia e restaurante frequentada por pessoas de toda a região?
Cida Cancian – Hoje, as maiores dificuldades estão no aumento da concorrência e na crise econômica que estamos vivendo. Com o passar dos anos, o número de restaurantes, bares e demais empresas do segmento aumentou em Tietê e região, e isso faz com que tenhamos que ser cada vez mais competitivos no mercado, buscando sempre inovar e oferecer produtos e serviços que atendam a necessidade do cliente. Outro ponto é a crise que estamos passando. Como dizem “não está fácil para ninguém”. Tenho esperança que, a partir de 2019, teremos melhorias nesse aspecto.

NF – O que os clientes e amigos podem esperar para os próximos anos da Choperia e Restaurante Cancian?
Cida Cancian – Nos próximos anos, o Restaurante e Choperia Cancian caminhará mantendo a tradição e sempre irá buscar a inovação. Temos que acompanhar os desejos e as necessidades das gerações que estão surgindo e são cada vez mais exigentes.
Também estamos crescendo no ramo de refeições coletivas, no qual o foco são as empresas. Atendemos tanto refeições transportadas quanto gestão terceirizada. Nosso objetivo é inaugurar nossa cozinha industrial no início de 2019 e conseguir atender mais clientes e organizações.

NF – Considerações finais:
Cida Cancian – Agradeço a toda equipe do Nossa Folha, que sempre é prestativa e oferece matéria de boa qualidade. Aproveito para convidar Tietê e região a virem no Restaurante, Choperia, Pizzaria, Lanchonete, Refeições Coletivas Cancian. Será um imenso prazer recebê-los!