População cobra conservação de calçadas em Cerquilho


Em Cerquilho, moradores reclamam das condições das calçadas. Alvo das reclamações é a ausência da manutenção por parte dos proprietários. Diante da inércia dos donos, eles cobram mobilização da Prefeitura para alertar a importância das calçadas serem livres de matos e buracos.
“Preocupação com queda, ou ainda em ser vítima de algum bicho peçonhento, existe diariamente. Como solução, pedimos que a Prefeitura promova campanha geral e notifique os proprietários das calçadas em más condições de conservação. Minha sugestão é a criação de um disque-denúncia e, mediante isso, a secretaria responsável ir até o local para averiguar e cobrar a conservação do proprietário. Se as pessoas não têm consciência, que se mexa no bolso delas. O que não pode ser permitido é a população permanecer suscetível a quedas por conta da irresponsabilidade de alguns. Além do mais, quem não conserva a calçada da sua propriedade merece ser noticiado e até multado diante dos outros que fazem a sua parte corretamente e mantém seu espaço limpo”, desabafou um cidadão.
Outro munícipe ressaltou que “manter a calçada limpa e sem buracos é responsabilidade do proprietário do imóvel. Problema é que, em Cerquilho, nem todos entendem isso e o que vemos são situações deploráveis. Desconheço se a nossa cidade possui Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, mas ainda que não tenha, cabe a observação. Quem se sentir prejudicado que busque no Ministério Público auxílio, pois a acessibilidade é regulamentada por lei federal. Cadê as autoridades para buscarem o fortalecimento da luta por melhorias, que incluiu a cobrança das calçadas bem conservadas? No mínimo, merecemos calçadas sem sujeira e buracos. Muito entristecedor presenciar situações de impedimento de ir e vir, principalmente de pessoas deficientes, idosos e crianças”, advertiu.
Em nota, a Prefeitura esclareceu que a conservação e a limpeza de calçadas são de responsabilidade do proprietário e a limpeza e conservação das guias são de responsabilidade do Poder Executivo. Informou, também, que a equipe de limpeza segue cronograma anual e passa por todos os bairros. Atualmente, encontra-se na Nova Cerquilho e, em dezembro, estará no Recanto das Rosas e Centro. Pede, ainda, que a população denuncie situações como as descritas pelo telefone (15)3384-9111.