Proerd realiza formatura em Tietê e Cerquilho


Certificados foram entregues por autoridades policiais aos alunos do 5º ano das escolas municipais das duas cidades

Em Tietê, evento ocorreu no salão do Seminário Santa Teresinha

Em Tietê, representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizaram na quarta, 5 de dezembro, entrega dos certificados aos alunos do 5º ano das escolas municipais no salão de festas do Seminário Santa Teresinha.
Evento contou com presença do secretário municipal de Governo e Coordenação, Valter Consorte (que representou o prefeito Vlamir Sandei), além do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Wagner Scorsatto, e de membros do Batalhão da Polícia Militar (PM) local. Vale destacar que, em Tietê, o responsável pelo Proerd é o soldado da PM Edson Prestes.
Em Cerquilho, a 18ª Formatura do Proerd ocorreu na segunda, 26 de novembro, no ginásio de esportes “Mário Pilon”, e graduou 448 alunos do 5º ano da Rede Municipal de Educação. No município vizinho, o cabo PM Ricardo Teixeira é o responsável pela coordenação do programa.
Como parte das atividades em sala de aula, em Cerquilho, os formandos desenvolvem redações sobre o Proerd para avaliação do aprendizado e das habilidades sociocognitivas desenvolvidas. Dentre elas, uma é escolhida por escola e premiada com a medalha Proerd e um brinde especial.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professora Lázara Augusta Cardia Sabatini”, a redação escolhida foi da aluna Fernanda Pedreiro de Mello, do 5º ano A. Já na Emef “Professora Marina Bordenalle Pilotto Gaiotto”, o texto selecionado foi o da Maria Clara Rodrigues da Silva, do 5º ano B. Na Emef “Professora Yolanda Biagioni Camargo”, a redação de destaque foi a da Maria Clara de Oliveira Marcelino, do 5º ano D.
Na Emef “Luigi Luvizotto”, Yasmim Feijó Vidal, do 5º ano B, teve a redação escolhida. Pela Emef “Professora Lavínia Rodrigues Sanson”, Matheus Pires Pedroso, do 5º ano A, foi quem se destacou, assim como João Vitor Alves Duarte, do 5º ano C, da Emef “Luiza Eliza Gaiotto Corradi”.
Entre todas as escolas, o destaque foi Mikaele Cardoso, do 5º ano A, da Emef “Padre Júlio Prestes Holtz”, que ganhou medalha e uma bicicleta e teve sua redação lida na cerimônia.
No texto, Mikaele Cardoso enfatizou o amor e convidou as pessoas a serem viciadas no amor, na saúde e na família.
SAIBA MAIS – De caráter preventivo, o Proerd é uma iniciativa da PM e visa orientar e conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos causados pelas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Além disso, ensina a valorizar a vida, a fortalecer a cultura e a paz e a construir uma sociedade mais saudável e feliz.
Proerd consiste, ainda, na aplicação de 10 lições semanais. Nelas são abordados, com segurança e clareza, diversos temas, como questões sobre drogas, autoestima, violência e valorização pessoal.