Rafael Landucci transforma sonhos em realidade


Decorador tem ganhado notoriedade e reconhecimento regional pela habilidade de tornar espaços comuns em ambientes exuberantes

Seus projetos são famosos por surpreender. Ele coloca sua assinatura nos mais sofisticados casamentos, sempre priorizando o conforto e combinando o estilo da festa com a personalidade dos seus clientes. Ele é Rafael Landucci, famoso decorador nascido em Tietê em 2 de fevereiro de 1979, da união de Ivo Claudio Landucci e Marilene Landucci. O renomado profissional, recentemente, casou-se com Samir Ramon Landucci.

NOSSA FOLHA – Como tudo começou? Alguma influência? De quem?
Rafael Landucci – Sempre fui apaixonado por flores. Minha mãe foi minha maior inspiração. Por mais simples que fosse, em casa, sempre tinha muitas flores e plantas. Tudo o que eu plantava pegava e crescia lindamente. É um dom mesmo! Tenho também minha tia Eni, que sempre decorava a igreja. Eu sempre a acompanhava e ficava encantado com tudo. Sempre fui observador e, com isso, minha vocação foi nascendo.

NF – A partir de quando você percebeu que seu trabalho havia ganhado notoriedade e, hoje, como é ser regionalmente admirado pela habilidade única de transformar espaços comuns em ambientes exuberantes?
RL – Na verdade, eu ainda não sei lidar com tudo isso. Tento ser pé no chão e jamais achar que eu sou o melhor. Para mim, ser reconhecido e respeitado é fruto de anos de trabalho e dedicação. Contudo, o carinho que recebo das pessoas me faz feliz e me faz querer sempre levar felicidade através do meu trabalho.

NF – Depois de todos esses anos, você ainda se envolve, emocionalmente, com os casamentos que prepara?
RL – Sempre! Perco o sono (risos). É sempre como se fosse a estreia. Na verdade, é! Cada trabalho é único e merece meu respeito e minha dedicação. Detalhe: chego a ser psicólogo, faxineiro, cabeleireiro e, assim, vai. Entrego-me de corpo e alma.

NF – Até hoje, qual foi o pedido mais excêntrico que uma noiva fez e quais tendências você aponta para os próximos meses?
RL – Na verdade, quando é um pedido fora do comum, prefiro não fazer. Perco o cliente, mas não perco o meu nome.
Sobre tendências, a mistura de estilos de móveis está vindo com tudo! Já as flores estão ganhando novas cores e texturas. A decoração com folhagens também está marcando presença em grandes produções.

NF – Qual conselho você dá para as noivas que estão começando a planejar o casamento?
RL – O conselho infalível! Programe-se com antecedência (15 meses antes) e contrate o profissional que lhe dê segurança. Se houver alguma dúvida, procure outro! O cliente tem que estar seguro e curtir esse momento com alegria.

NF – De onde você tira suas inspirações para estar surpreendendo, sempre de forma versátil? Cite uma noiva inesquecível.
RL – Inspiro-me em meus clientes! Não faço orçamento sem antes conhecê-los. Observo como estão vestidos (para sentir se são clássicos ou mais modernos), pergunto coisas aleatórias e, às vezes, peço que me mostrem algo que gostem. Tiro o máximo que consigo!
Um exemplo foi uma cliente que sempre usava esmalte vermelho. Já que o vermelho era a sua cor preferida, sugeri a decoração com flores vermelhas. Foi um sucesso!
Sobre as noivas, todas são inesquecíveis! Fazem parte da minha história e guardo-as com muito carinho.

NF – O que é luxo em decoração de casamento? E o que você acha dos modismos? É interessante ou cada casamento deve buscar sua essência?
RL – Para mim, luxo é respeitar o horário e o local do evento. Para cada um, existe um estilo a ser seguido. Um exemplo é querer casar no campo e usar móveis espelhados. É caro, mas fica brega! As redes sociais, por exemplo, são um perigo. Geralmente, o que são postados em blogs de casamentos são matérias pagas e nem sempre é bonito ou está usando. Bem pouco se aproveita! Ainda sou do tempo que a decoração tem que ter a cara dos noivos. Cabe a mim direcionar o estilo a seguir, sem sair da linha.

NF – Qual foi a experiência mais difícil pela qual passou na profissão e o momento mais emocionante?
RL – Foi o meu próprio casamento. Meu companheiro e eu sabíamos o que queríamos e as pessoas me perguntavam todo dia sobre a decoração (risos). Aí, para respondê-las, tive a ideia de criar uma decoração ilusória. Falava o oposto do que seria, pois não fiz para mostrar para os outros, fiz o que eu queria para nós! Escolhemos todos os detalhes. Tudo era exclusivo! Os preparativos foram intensos e felizes. Quando tudo estava pronto, meu coração não aguentou. Parecia que eu não sabia de nada e despenquei a chorar. Foi uma emoção! Era o meu #sonhoreal.

NF – Para encerrar, qual sua mensagem:
RL – Desejo que seu caminho seja recheado de bênçãos e que o carinho esteja sempre presente em todas as suas escolhas. Seja muito feliz, aproveite esse tempo de preparação e faça sua vida valer bem a pena!