Respirar corretamente ajuda no rendimento dos exercícios


Praticar algum tipo de esporte é muito importante para a saúde física e mental e deve proporcionar prazer para quem o realiza. Porém, é muito comum ouvir algumas pessoas reclamarem que dedicam horas treinando e que, mesmo assim, o treino não apresenta os resultados esperados.
As pessoas costumam se preocupar muito com a amplitude do movimento, a velocidade de execução com que fazem o exercício, o tempo de intervalo entre as séries e esquecem de prestar atenção em algo tão importante quanto: controle adequado da respiração.
“Respirar corretamente não só auxilia na manutenção da atividade física por mais tempo como também melhora o rendimento do atleta, pois o organismo demora mais a ficar cansado. Com uma respiração correta, a circulação sanguínea é estimulada, ativando a musculatura e permitindo que ela trabalhe melhor, mais aquecida e com menos propensão a uma lesão. Assim como os demais músculos, o cérebro é oxigenado, gerando sensação de bem-estar e relaxamento, o que aumenta o prazer do atleta durante a atividade física. É por isso que quando estamos em um ambiente abafado, com pouca ventilação, começamos a sentir sono e cansaço: nosso cérebro está pedindo ar”, explicou o educador físico e especialista em treino funcional André Cano Fernandez.
Durante a prática esportiva, a maneira de respirar não precisa seguir um padrão único, afinal, conforme muda o exercício físico é preciso realizar formas diferentes de respiração. Maneira mais adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo.
Dessa maneira, a respiração pela boca não está errada e é sim essencial para os atletas, afinal, o nariz nem sempre é capaz de atender à necessidade de ventilação pelo organismo. Apesar do ar não entrar umidificado e filtrado, a boca é o caminho mais rápido para o ar entrar.
EXERCÍCIOS COM PESO – Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso).
A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial.
EXERCÍCIOS AERÓBICOS – Para corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos, tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo, procure um ritmo que se sinta confortável e adeque a respiração às passadas.
A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração.