Saiba como fazer uma ceia de Natal econômica


Evite muitos pratos principais, que estes sim favorecem muito para o aumento do custo da refeição

Para este ano, Papai Noel vem com a carteira meio furada, por conta do aumento do custo de vida em uma economia combalida. Palavra de ordem é economizar, mas nem por isso você precisa dispensar a tradicional ceia natalina.
Confira dicas da nutricionista Cristiane Mara Cedra para fazer uma deliciosa ceia de Natal econômica:
Faça uma lista de compras detalhada com todos os ingredientes que precisará para o preparo da ceia e pesquise nos supermercados da região.
Para fazer uma mesa bem variada, invista em entradas e guarnições. Evite muitos pratos principais, que estes sim favorecem ao aumento do custo da refeição. Para economizar, opte por apenas um prato principal, que seja especificamente carne. Para deixar a mesa com cara de fartura e supercolorida, o que engana o estômago, procure investir em alimentos naturais, como verduras e legumes.
Procure fazer um arroz com legumes para deixar a mesa mais bonita, ao invés de acrescentar passas, que são caras nessa época. Outra dica é acrescentar uma farofa de banana, ao arroz. O gostinho fica delicioso e ainda deixa a comida muito mais bonita e leve.
Ofereça, primeiramente, os pratos de salada ou mesmo petiscos, que podem ser feitos com maionese e pão. Assim, poderá servir o prato principal e todos já estarão com menos apetite.
Para economizar nas bebidas, deixe-as para servir depois da ceia. Antes, ofereça sucos ou refrigerantes. Bebidas devem ser oferecidas com a sobremesa ou mesmo em um único brinde, antes da ceia. É bom lembrar que bebidas alcoólicas não devem ser oferecidas para menores de 18 anos, por isso, prefira dar às crianças e aos jovens refrigerantes e sucos.
Prepare uma sobremesa simples, mas sofisticada. Procure comprar os ingredientes e seguir uma receita fácil e barata.
Uma importante dica de sobremesa para ceias, que têm muitas pessoas, é apostar no sorvete de palito. Além de ser supersaboroso, é barato e todos poderão repetir. Porém, se a ceia não for com muitas pessoas, a dica é comprar um panetone e recheá-lo. Essa é uma sobremesa típica do Natal e, o melhor de tudo, barata e fácil de ser feita.
Outra sobremesa econômica e fácil de fazer é a rabanada. Além de agradar a todos os paladares, você poderá usar aquele pão amanhecido do café da manhã.
Dica ceia econômica
Chester ou peru assado, arroz colorido (arroz com cenoura e vagem), salada de alface americana com tomate, azeitonas pretas e manjericão, maionese de batata, farofa com pedaços de linguiça de frango e de sobremesa manjar de coco.
Dica ceia supereconômica
Frango assado recheado com farofa, arroz com passas, salada de alface, tomate, ervilha e milho, abacaxi grelhado com raspas de limão.
Estas são apenas algumas ideias, você também pode trocar os ingredientes da maneira que preferir.
Sempre opte, se possível, por frutas, legumes e verduras da estação, porque, além de serem mais baratos, são também mais saudáveis.