25% das fraudes estão em indústrias e comércios


A Elektro tem intensificado ações de combate às ligações irregulares na sua área de concessão. A Operação Varredura, iniciada neste ano, consolida a atuação da distribuidora para coibir fraudes e furtos de energia, contando com suporte de equipes técnicas especializadas e agentes públicos.
Segundo a Elektro, as fiscalizações são executadas em todas as áreas, independentemente da classe social.
Em relação ao município de Tietê, inspeções identificaram irregularidades em bairros como Centro, Cornélio Pires, São Roque, Santa Cruz, Caixa d’Água e Jardim Bandeirantes. De acordo com a Elektro, dos cerca de 30 casos contabilizados neste primeiro semestre de 2019, cerca de 75% deles foram casos de irregularidades em residências e outros 25% em indústrias e comércios.
Em Cerquilho e Jumirim, por exemplo, mais de 420 inspeções foram realizadas nos primeiros seis meses do ano nestas cidades, identificando 30 irregularidades.
A Elektro lembrou que, além de crime, o furto de energia coloca em risco a segurança de toda a vizinhança e pode causar interferências na rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia.
Conforme a concessionária, o cliente que suspeitar de qualquer irregularidade, observando fios instalados de forma clandestina na rede elétrica ou atividades suspeitas em medidores de energia, pode acionar a Elektro de forma anônima pelos canais de atendimento ou pelo 0800-701-0102.