Anelis e Carlos Assumpção integram programação


Anelis e Carlos Assumpção integram programação

Anelis é filha de Itamar Assumpção                    Carlos de Assumpção é um poeta tieteense

Com objetivo de unir artistas contemporâneos e as tradições caipiras de origem afro-brasileira presentes no interior de São Paulo, começou ontem, 3 de junho, e continua até dia 13 deste mesmo mês a Festa dos Batuques Paulistas, que apresentará shows, lives e rodas de prosa.
Entre as uniões promovidas pelo projeto, estão Rincon Sapiência com comunidades do Samba de Bumbo, MC Tha com o Jongo Dito Ribeiro (Campinas) e Anelis Assunção com Batuque de Umbigada (Capivari, Piracicaba e Tietê).
As transmissões ocorrem pelo canal oficial do projeto Festa dos Batuques Paulistas no Youtube. Idealizada pelo coletivo paulistano Diadorim Cultura Popular e Instituto Curau de Piracicaba, a iniciativa contemplada pelo Proac LAB é apresentada pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Participam desta iniciativa artistas e grupos de tradição cultural como Samba de Lenço Mestre Tonho (Piracicaba), Samba de Bumbo Nestão Estevão e Jongo Dito Ribeiro (Campinas), Batuque de Umbigada (Capivari, Piracicaba e Tietê), Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá), Samba de Roda da Dona Aurora (Vinhedo) e Samba de Bumbo do Cururuquara (Santana de Parnaíba).
A programação foi aberta, ontem, 3 de junho, com a intervenção poética do poeta tieteense Carlos de Assumpção e da atriz e pesquisadora Roberta Estrela D’Alva, seguida de uma roda de conversa sobre o livro “Ngoma Chamou! Batuques em terreiros paulistas”.
O projeto exibirá três lives em comunidades, em que os grupos de cultura tradicional se apresentam direto de um espaço da comunidade. “A formação desses grupos ocorre em formato reduzido, com distanciamento adequado, seguindo os protocolos contra a covid-19”, afirmou a produtora Mayra Camargo.
As Rodas de Prosa ao vivo são outra atração. Serão cinco encontros virtuais com transmissão pelo Youtube entre mestres, grupos de cultura e convidados para uma conversa sobre temas como os batuques paulistas, lideranças femininas na cultura popular e a importância da juventude na preservação dessas manifestações. A programação também reúne festas virtuais, que ocorrerão por meio de uma plataforma interativa, além da feira virtual com produtos dos artistas.
Vale destacar que a Anelis Assunção com Batuque de Umbigada será a atração do sábado, 12 de junho, às 19 horas. Acesse o site festadosbatuquespaulistas.com.br e confira a programaçao completa.