Cerquilho destaca-se em seminário sobre Educação


Segundo supervisoras, apresentação teve como objetivo explanar as boas práticas disseminadas na Rede Municipal

Na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de julho, a Secretaria de Educação e Cultura de Cerquilho, representada pelas supervisoras Sheyla Camargo Pomaro e Ana Flávia Benetton Ferreira, apresentou-se no 1º Seminário de Educação do Noroeste Paulista, em Votuporanga.
A apresentação teve como objetivo explanar as boas práticas disseminadas na Rede Municipal de Educação. O seminário teve como proposta o incentivo a ideias inovadoras e pertinentes à Educação, tornando-a mais democrática e sendo instrumento de acompanhamento e transformação social.
As supervisoras explanaram a estrutura e as ações positivas que a Educação de Cerquilho vem propiciando, destacando os índices positivos nas avaliações externas como consequência do trabalho comprometido e sério.
O seminário também contou com a participação de Guiomar Nemo Melo, que é educadora, pesquisadora e escritora na área da Educação, reconhecida internacionalmente; Francisco Cordão, membro do Conselho Nacional de Educação (MEC), entre outros ícones da Educação brasileira.
PNAIC – Na segunda-feira, 14 de julho, reiniciou a capacitação docente do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Cerquilho. A segunda etapa do programa deste ano tem como foco o ensino da Matemática na perspectiva do letramento e as aulas serão ministradas às segundas-feiras e aos sábados.
Em Cerquilho, o programa teve muito sucesso em 2013, quando obteve como estudo a alfabetização, provocando nos docentes uma reflexão e mudança da prática da introdução da Língua Portuguesa nas séries iniciais.
O programa traz para as salas de aula inovação de prática e aprendizagem, elementos essenciais para uma educação que solidifica as bases.
INOVAÇÃO – Nas últimas semanas, as Escolas de Ensino Fundamental I e II de Cerquilho receberam lousas digitais, tecnologia que vem ao encontro de necessidades pedagógicas das unidades escolares.
Os equipamentos foram entregues pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que tem por objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações (TICs) na rede pública de Ensino Fundamental e Médio.
As lousas passarão por um processo de instalação nas unidades escolares e docentes e gestores serão capacitados a utilizar o equipamento.
PISO NOVO – As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) “Monteiro Lobato” e “Professora Noêmia Souto Madeira” passaram pelo processo de troca de piso nas últimas semanas, durante o recesso escolar. A troca foi efetuada devido à necessidade de adequação quanto à higienização, conforto de alunos e professores e otimização do espaço escolar.