Conselho do Negro promove capoeira e umbigada


Conselho do Negro promove capoeira e umbigada

O Conselho Municipal do Negro, com o apoio da Prefeitura de Tietê, comemorará a data da Consciência Negra com show, capoeira e o tradicional batuque.
Apresentação ocorrerá na praça dr. Elias Garcia, neste sábado, 20 de novembro, a partir das 20 horas. Será o primeiro evento público cultural realizado em Tietê, desde o início da pandemia da covid-19, valendo as regras do Plano São Paulo, com seu Protocolo Sanitário e uso obrigatório de máscara.
Em todo Brasil, o 20 de novembro é celebrado como marco da Consciência Negra, data relacionada à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre Alagoas e Pernambuco.
O Quilombo dos Palmares foi o grande símbolo de luta e resistência contra a escravidão, é referência a liberdade e autonomia de um povo que, por mais de três séculos foram brutalizados, arrancados à força de sua terra natal, a África, trazidos a outro continente para servir e produzir na nascente Brasil Colônia. “Nosso Brasil foi gerado e construído, inicialmente, pelas mãos negras dos africanos e seus descendentes, que hoje conquistaram e ocupam colocações de destaque em todas as áreas da sociedade”,. destacou a nota oficial da Prefeitura.