FAC realiza 2ª Mostra Científica neste sábado


FAC realiza 2ª Mostra Científica neste sábado

Haverá apresentação de trabalhos científicos, simulado de juri, minicursos, palestras e apresentações culturais

A Faculdade Cerquilho (FAC) realiza amanhã, 20 de novembro, a 2ª Mostra Científica. O evento conta com diversas atividades ao longo do dia, dentre elas, a apresentação de trabalhos científicos, simulado de juri, minicursos, palestras e apresentações culturais.
Esta é uma realização do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NPIC) da FAC, que visa criar, desde o primeiro período letivo do aluno, um espaço de aprendizagem.
De acordo com a professora Anna Carolina Monéia, responsável pelo núcleo, ao longo do semestre, os alunos da Faculdade Cerquilho desenvolveram uma série de pesquisas vinculadas aos temas abordados em sala de aula e poderão, através da 2ª Mostra Científica, externalizar esses conhecimentos aos demais colegas e comunidade. Isto, segundo a professora, é de extrema importância e responsabilidade de qualquer instituição de Ensino que esteja preocupada com a extensão do conhecimento. “Desse modo, a Faculdade Cerquilho entende que esta atividade proporciona aos alunos uma das mais importantes ferramentas do conhecimento, a relação da teoria com a prática, da mesma forma que abre as portas ao público para ter acesso a essas informações e discussões”, completou Anna Carolina.
Também durante a 2ª Mostra Científica haverá o lançamento do livro “A educação durante os anos JK (1956 – 1961)”, da professora Maria Conceição Dal Bó Vieira, resultado da sua pesquisa de Mestrado em Educação. Também será realizada uma palestra com a professora Jamila Oliveira em homenagem ao Dia da Consciência Negra.Além da programação acadêmica, o evento contará com atividades culturais, como a apresentação de capoeira pelo grupo 18 de Maio, e a sala de interatividade do Núcleo de Artes e Cultura (NAC) da FAC, criando um ambiente lúdico com cores.
Simulado OEA – Outro evento realizado pela FAC em outubro foi o Simulado de Cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA). Cerca de 50 alunos e professores participaram da reunião ao representar 11 países e discutir o tema “As Vacinas contra Covid-19 e os Direitos Humanos”.
Durante o simulado, os participantes debateram o tema, criaram e votaram documentos de trabalho, que deram forma à resolução final. Segundo a professora Anna Carolina, o evento instigou os participantes a desenvolver argumentos bem estruturados, soluções inovadoras, ampliar a visão sobre a conjuntura internacional atual e fortalecer a conscientização política.