Saiba quem foi João Marcos Baptista Marcuz


Saiba quem foi João Marcos Baptista Marcuz

Faleceu em 26 de fevereiro de 1999 em Piracicaba

Em 21 de maio de 1923, no bairro do Mato Dentro, no município de Tietê, nascia João Marcos Baptista Marcuz, o filho de Antonio Marcuz e de Augusta Morelli.
O menino nesta cidade cresceu e brincou até iniciar suas aulas no curso primário do grupo escolar “Luiz Antunes” e, depois, o ginásio na escola “Plínio Rodrigues de Morais”. Quando chegou a época do colegial, Joãozinho, como ficou conhecido pelos tieteenses, partiu para Campinas, para estudar no Ateneu Paulista, se formando em 30 de dezembro de 1943.
Apaixonado pelas Ciências, João Marcos cursou Odontologia na escola de Farmácia e Odontologia de Araraquara, graduando-se como cirurgião-dentista em 1947. Neste mesmo ano, começou a lecionar como professor interino na escola “Plínio Rodrigues de Morais”, em Tietê, efetivando-se em 1950.
Ainda na área da Educação, João Marcos trabalhou como diretor entre os anos de 1969 e 1972, também na escola “Plínio Rodrigues de Morais”, aposentando-se como professor III em 1983.
Em outubro do ano de 1946, casou-se com Dulce Graziatto.
Na tentativa de melhorar as condições de vida do povo tieteense, lançou-se na política em 1977 e, por seu excelente desempenho, acabou eleito vereador e convocado à Presidência da Câmara Municipal de Tietê.
Sofrendo de problemas de saúde como mal de Parkinson, o patrono da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “João Marcos Baptista Marcuz”, morreu em 26 de fevereiro de 1999, no Hospital da Unimed, no município de Piracicaba, vítima de insuficiência e parada cardíaca.
Fundada no ano de 1996, com o nome de Escola Estadual de Primeiro Grau “Bairro São Pedro”, a escola só recebeu o nome de Escola Estadual “Professor João Marcos Baptista Marcuz” em 19 de novembro de 1997.
Homenagem prestada em vida ao antigo educador, que criou as seguintes palavras na inauguração: “a educação é a obra maior de uma comunidade, porque é a cidadania de seus membros. Eu, agradecido por esta homenagem, quero dividir esta conquista com todos os educadores tieteenses, os de ontem, os de hoje e os de amanhã”.