Vacinação prossegue e atende novos públicos


Vacinação prossegue e atende novos públicos

Em Tietê, até quarta, dentro do público-alvo da vacinação, foram aplicadas 14.171 doses

Em Tietê, a Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva anunciou, por meio das redes sociais, que na segunda, 7 de junho, das 8 às 12 horas para os nascidos entre janeiro e junho e, das 13 às 16 horas, para os nascidos entre julho e dezembro, prossegue a campanha de imunização contra a covid-19.
Nesta data serão vacinados: idosos com idade acima de 60 anos; deficientes com auxílio de Benefício de Prestação Continuada Loas (BPC), com idade acima de 30 anos; pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, mediante apresentação de laudo médico; transplantados acima de 18 anos, mediante autorização médica; e cidadãos, acima de 30 anos, portadores de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde.
Vale lembrar que, em Tietê, a vacinação ocorre no ginásio de esportes “Acácio Ferraz” e, no local, prossegue a Campanha Vacina Contra a Fome que, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, arrecada alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Já em Cerquilho, a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, 5 de junho, um drive-thru de vacinação contra a covid-19 para atender pessoas com comorbidades acima dos 30 anos. O horário será das 8 às 14 horas no Centro de Eventos “Cidade das Rosas” e, no ato da vacinação, é preciso apresentar cópia do documento pessoal com foto e CPF, além de comprovante de residência e declaração médica original com o CRM do médico.
Entre as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação estão diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio três, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com loa e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (anemia falciforme), obesidade mórbida e Síndrome de Down.
VACINÔMETRO – Os municípios de Tietê, Cerquilho, Laranjal Paulista e Jumirim seguem avançando na imunização da população contra a covid-19.
Em Tietê, até quarta, 2 de junho, somando todo o público-alvo da vacinação, 14.171 doses já tinham sido aplicadas; em Cerquilho, eram 16.125; em Laranjal Paulista, 10.981; e em Jumirim, 1.026. Vale constar que estes dados foram publicados na página do Vacinômetro do Governo Estadual. É importante ressaltar, ainda, que os números relacionados aos municípios paulistas podem ser acompanhados diretamente no site vacinaja.sp.gov.br/vacinômetro.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Novos números relacionados à covid-19 foram divulgados pelas Secretarias de Saúde de Tietê, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.
Até quarta, 2 de junho, Tietê registrava 2.635 casos confirmados, sendo 2.323 curados e 230 em recuperação, além de 74 óbitos. Já na Santa Casa eram 19 internados.
Já Cerquilho acumulava 4.874 casos confirmados, 3.974 curados e 799 em recuperação. O número de mortes seguia em alta com 101 óbitos.
No município de Jumirim, os casos confirmados de covid-19 somavam 423 pessoas, tendo 372 curados, 66 pessoas em isolamento e cinco óbitos.
Já a cidade de Laranjal Paulista registrava 4.704 casos confirmados, com 4.234 pacientes curados, 381 em recuperação e 89 óbitos.
DENGUE – Em Tietê, até quarta, 2 de junho, segundo a Vigilância Epidemiológica, eram 849 casos notificados, sendo 431 deles confirmados, 290 descartados e 128 à espera do resultado dos exames.
Em Cerquilho, a atualização do boletim mais recente da dengue indica 380 suspeitos, 152 positivos (sendo 112 autóctones e 40 importados) e nove pacientes aguardando exames.
Em Jumirim, segundo o último Boletim Epidemiológico, foram registrados sete casos de dengue, sendo todos importados, enquanto um munícipe aguarda resultado e quatro foram descartados.